Início » SP: Rodrigo Garcia ganha espaço visando 2022

SP: Rodrigo Garcia ganha espaço visando 2022

A+A-
Reset
NotíciasPolítica

O vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) passou a ganhar importante visibilidade através de sua participação nas coletivas em que o Palácio dos Bandeirantes atualiza as informações sobre o coronavírus em São Paulo (SP).

Embora o protagonismo adquirido por Garcia seja uma forma do governador João Doria (PSDB) preservar sua imagem, bastante desgastada por conta das medidas restritivas adotadas em SP, o vice-governador fortalece seu nome visando as eleições de 2022.

Nos bastidores a avaliação é que a possibilidade de Rodrigo Garcia trocar o DEM pelo PSDB é cada vez maior. Como a executiva estadual do PSDB decidiu, no mês passado, que o partido terá candidatura própria para o governo de SP e que, caso o candidato dispute reeleição, não haverá prévias, caso João Doria concorra ao Palácio do Planalto em 2022, Garcia seria automaticamente o candidato tucano a governador.

A eventual filiação de Rodrigo Garcia ao PSDB poderia ser acompanhada dos 50 prefeitos que hoje pertencem ao DEM.

Entretanto, o DEM vê a situação com mais incômodo. Dirigentes da legenda dizem que o convite vem sendo feito em termos impositivos, e que Doria deveria buscar uma proposta para viabilizar Garcia sem a condição da migração – a candidatura ao governo do Estado já era esperada desde a campanha de 2018. Para esses dirigentes, o governador não tem condições, no momento, de oferecer pactos nacionais em nome do PSDB, que se vê envolvido em conflitos internos.

Rodrigo Garcia é filiado ao DEM desde 1994, quando tinha 20 anos e o partido se chamava PFL. A entrada na política foi apadrinhada por Gilberto Kassab, de quem Garcia chegou a ser sócio em quatro empresas nos anos 1990.

Rodrigo Garcia divide o controle da legenda no Estado com o vereador paulistano Milton Leite, que fez de seu filho Alexandre, deputado federal, presidente da Executiva estadual.

O vice-governador tem um discurso econômico liberal e moderado e transita com facilidade na centro-direita paulista.

Enquanto o futuro ainda é discutido, Garcia trabalha no Palácio dos Bandeirantes ocupando praticamente todos os espaços decisórios possíveis.

Política São PauloSão Paulo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais