Início » MEC abrirá 93 mil vagas para Fies 2021

MEC abrirá 93 mil vagas para Fies 2021

A+A-
Reset
Políticas Públicas

O Ministério da Educação (MEC) abrirá 93 mil vagas para contratos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o ano de 2021. O número foi divulgado no Plano Trienal do Fies, publicado nesta segunda-feira (4) no Diário Oficial da União. Os anos de 2022 e 2023 também deverão registrar a mesma quantidade de vagas.

A pasta havia divulgado em 2019 que tinha a intenção de reduzir o número de vagas para o programa a partir deste ano. Entretanto, a previsão não foi concretizada. O Fies promove duas edições por ano, e a do primeiro semestre abrirá vagas de 26 a 29 de janeiro. Serão usadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores. Ainda não foi divulgada a quantidade de vagas para a primeira edição.

Prazos de renegociação prorrogados

O prazo para renegociação do Fies foi prorrogado na quinta-feira (31) até o dia 31 de janeiro de 2021. A decisão foi tomada pelo Comitê Gestor do Fies para que mais estudantes tivesses a oportunidade de renegociar suas dívidas. Em 2019, a taxa de inadimplência do programa cresceu. Mais de 560 mil contratos estavam em abril com pelo menos 90 dias de atraso. Em dezembro, o número chegou a 700 mil.

Poderão participar da renegociação alunos cujos contratos foram firmados até o segundo semestre de 2017, com débitos vencidos e não pagos até 10 de julho de 2020. Além disso, os contratos não podem ser objeto de ação judicial.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais