Início » Saab entrega a primeira peça para o Gripen feita no Brasil
Defesa e segurançaNotícias

Saab entrega a primeira peça para o Gripen feita no Brasil

A+A-
Reset

O contrato de compra de 36 unidades do caça Gripen, firmado em 2014 entre o Brasil e a Suécia tinha como um de seus principais pontos a transferência de tecnologia e a participação de engenheiros brasileiros na construção das aeronaves.

Após a primeira unidade do avião ter sido apresentada em outubro, agora em dezembro foi concluída a construção da primeira peça do avião em território brasileiro.

Trata-se de um cone da calda (imagem em destaque), construído em fábrica da Saab Aeronáutica Montagens localizada em São Bernardo do Campo (SP).

Uma das beneficiárias do Programa Gripen Brasileiro, a companhia é a responsável pela fabricação de 72 cones de cauda, sendo que destes, 36 serão utilizados no Gripen E/F adquiridos pela Força Aérea Brasileira.

Além deste segmento, a fábrica também será responsável pelos freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para o Gripen E (monoposto) e para o Gripen F (biposto).

“Este marco representa uma nova fase da obra, que começou com a implementação da fábrica há três anos e meio. Essa é uma grande conquista para o time. Cerca de metade de nossos montadores passaram pelo treinamento prático (on-the-job) na Suécia, que faz parte do Programa de Transferência de Tecnologia do Gripen. Desde junho, temos trabalhado na transição da fase de design para a fase de produção contínua. Agora está pronta a primeira aeroestrutura do Gripen produzida no Brasil ”, comemora Marcelo Lima, Diretor Geral da unidade.

Desde a fase de planejamento até a inspeção final, foram investidas 960 horas neste projeto. Destas, cerca de 200 foram só para produção da peça, que se iniciou na última semana de junho deste ano.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00