Início » STF: Kassio Marques toma posse na quinta. Julgamento de Lula deve demorar – Análise Arko
Política

STF: Kassio Marques toma posse na quinta. Julgamento de Lula deve demorar – Análise Arko

A+A-
Reset

O desembargador Kassio Marques toma posse no Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (5), na vaga deixada por Celso de Mello, que se aposentou no dia 13 de outubro. Ele foi a primeira indicação do presidente Jair Bolsonaro para compor o Tribunal. Considerando que a aposentadoria compulsória acontece aos 75 anos, Marques ficará no Supremo até 2047. A próxima indicação de Bolsonaro será em julho de 2021, quando o ministro Marco Aurélio Mello se aposenta.

Kassio Marques vai compor a Segunda Turma do STF, ao lado dos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin e Cármen Lúcia.

Um dos temas mais importantes que aguarda análise da Segunda Turma é o julgamento sobre suspeição do ex-juiz Sérgio Moro na condenação do ex-presidente Lula (PT) no processo da Lava-Jato. O julgamento está 2 X 0 contra o ex-presidente (votos de Fachin e Cármen Lúcia). Não há, porém, expectativa de quando esse julgamento será retomado. Ele foi interrompido após pedido de vista de Gilmar Mendes.

A tendência é de que o julgamento não aconteça neste ano.


*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br

 

 

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais