Foto: Divulgação

Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, sinalizou que o bloco deverá selar o acordo, com novos acertos políticos e institucionais, com o Mercosul e que está finalizado.

Borrell fez o pronunciamento durante a Cúpula do Mercosul e, ao afirmar ser um prazer ver o trabalho de 20 anos se concretizar, considerou o acordo como “moderno, ambicioso, amplo e equilibrado”. O representante da União Europeia lembrou dos vários obstáculos que tiveram de ser superados para o acordo chegar perto de ser concretizado.

As manifestações positivas de Borrell acontecem após uma série de ataques ao acordo, por parte de alguns países europeus, motivados por serem contrários à política ambiental do governo brasileiro. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que assumiu interinamente a presidência do bloco, foi pressionada por entidades de direitos humanos a não assinar o acordo com o Mercosul.

Artigo anteriorDestaques da agenda do dia
Próximo artigoSTF arquiva notícia-crime contra Augusto Heleno
Escritor, Jornalista e Cientista político, com foco em Accountability, formado pela Universidade de Brasilia. Pós-graduado em Relações Institucionais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Especialista em Processo Legislativo Federal e Ética e Administração. Exerce a função de analista político na Arko Advice, com dez anos de experiência, atua com o desenvolvimento de estratégias, mapeamento de stakeholders, consultoria e na elaboração de análises setoriais.