Foto: EBC

Neste 21 de abril, Brasília completa 60 anos. A localização da capital brasileira foi escolhida para materializar o sonho de levar a capital do litoral para a região central do país. Desde o Brasil Colônia essa ideia era considerada, mas o nome “Brasília” surgiu pela primeira vez em 1823, por José Bonifácio de Andrada e Silva.

Em 1891, foi incluída na primeira Constituição da República brasileira, a determinação da área da nova capital. Em 1956 houve a nova demarcação da cidade e a construção foi encabeçada pelo governo de Juscelino Kubitschek. No ano seguinte, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), lançou o “Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil”, para selecionar os projetos urbanísticos que iriam dar cara à capital. Brasília seria então, uma cidade planejada.

Dentre tantas propostas, o arquiteto e urbanista Lúcio Costa foi o vencedor, que apostou na simplicidade e minimalismo do conceito. Em uma folha branca desenhada a lápis, criou as duas linhas principais da cidade: o Eixo Monumental e o Eixo Rodoviário (ou Eixão, que hoje são áreas residenciais Asa Sul e Asa Norte).

O arquiteto Oscar Niemeyer foi o responsável pela construção dos principais e mais simbólicos monumentos brasilienses: o Congresso Nacional, os Palácios da Alvorada e do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília.

Além de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, outra dupla é fundamental na história da cidade: Burle Marx foi responsável pelos jardins e praças, enquanto Athos Bulcão trouxe a marca registrada de Brasília: os painéis de azulejos.

Neste ano de 2020, a sexagenária Brasília receberia uma grande festa. No entanto, com o cenário pandêmico atual, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que o isolamento social continua enquanto orientação para o feriado.

Para manter a celebração, o Banco de Brasília (BRB) vai promover o BRBPlay, um festival online com 38 atrações, entre shows, aulas de ginástica, gastronomia, atividades para crianças e concurso cultural. O festival será realizado entre segunda e terça-feira por meio do Instagram @brb.play e pelo @brb_bancodebrasilia.