Início » Atrás do tempo perdido
Artigos

Atrás do tempo perdido

A+A-
Reset

O governo combate o coronavírus com espalhafato

Dois meses e pouco após o novo coronavírus começar a se alastrar pelo mundo, a epidemia está assumindo proporções dantescas. O presidente Donald Trump prevê duas semanas trágicas pela frente nos Estados Unidos. O mesmo pode acontecer no Brasil, onde os números crescem de forma alarmante. Assim, em abril deveremos estar no pico de contaminação da Covid-19. Estamos dentro de um imenso e tumultuado pesadelo real. A economia já parou, o desemprego tem aumentado, a arrecadação de impostos despencou e, para evitar uma hecatombe, o gasto público vai ser expandido. Uma nova agenda está posta: a sobrevivência das pessoas diante do vírus e do desastre econômico decorrente da epidemia.

Lamentavelmente, ao longo de março, prevaleceram no país os atritos entre autoridades de diversas esferas da União. Além do mais, demoramos a tomar medidas práticas. Na chegada ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, ainda em meados de março, não havia nenhuma espécie de controle sanitário para quem desembarcava. Passageiros eram amontoados nos ônibus, uma excelente oportunidade para a contaminação. Não tivemos um diálogo estabilizado e positivo entre a esfera federal e as esferas estaduais. Temos muitas iniciativas e poucas “acabativas”, pois a concretização das propostas ainda é lenta. Créditos anunciados, por exemplo, não chegam a quem necessita, O comitê de crise do governo federal começou a funcionar, mas sua atividade somente agora transparece com clareza para a população.

“Houve falhas na comunicação quanto ao enfrentamento do problema e não se criou uma narrativa de união nacional”

O governo não passou firmeza nem anunciou iniciativas que transmitam confiança à população, o que é essencial para manter a civilidade e o funcionamento das instituições. O navio-hospital da Marinha americana ancorado em Nova York tem apenas 1 200 leitos, mas sua imagem vale muito para a população, pois transmite confiança na atuação do governo. Não basta o governo atuar. Ele tem de mostrar que está atuando. Houve também falhas agudas na comunicação quanto ao enfrentamento do problema e não se criou — até agora — uma narrativa de união nacional em torno das soluções possíveis. A comunicação na esfera federal sobre o tema não é boa. E, até bem pouco, parecia motivada mais pelo enfrentamento político do que pela crise epidêmica. Apenas recentemente outros ministros — afora os titulares das pastas da Economia e da Saúde — passaram a se manifestar sobre o tema. Foi uma boa iniciativa. Mas precisamos mais. O governo tem um canhão de comunicação. Só não sabe usá-lo.

De certa maneira, o Brasil está indo para a guerra contra o coronavírus como a França e a Itália foram para a II Guerra Mundial: com muito espalhafato e pouca efetividade. Pagaremos um preço enorme pelo tempo perdido em desencontros, hesitações e disputas. Mas não é hora de lamentar o que passou. Além da necessária melhora no enfrentamento da crise, um comitê de pós-crise deve ser instalado para traçar as alternativas e os cenários futuros de saúde pública, desemprego, investimentos e segurança pública. É urgente começar a trabalhar hoje pelo amanhã, assim como estamos trabalhando — ainda que inconsistentemente — pelo agora.

Publicado em VEJA de 8 de abril de 2020

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00