Início » Política perde Ibsen Pinheiro

Política perde Ibsen Pinheiro

A+A-
Reset
Política

Morreu ontem Ibsen Pinhero, que foi presidente da Câmara durante o impeachment de Fernando Collor. Tempos depois, o próprio Ibsen seria protagonista de um escândalo — o dos anões do Orçamento.

Anos mais tarde, descobriu-se que a denúncia que o levou à derrocada política tinha em si um erro crasso de matemática, por conta da correção monetária da hiperinflação.

Ou seja, a movimentação financeira das contas do deputado não era tão astronômica quanto se pensou durante o episódio. Um detalhe que passou despercebido por muitos: a denúncia contra Ibsen partiu do então deputado do PT José Dirceu. O assessor parlamentar que fez as contas erradas era Waldomiro Diniz, que protagonizou o primeiro escândalo de corrupção do governo Lula, quando ocupava a chefia de gabinete da Casa Civil. Seu chefe e ministro era justamente José Dirceu.

Ibsen Pinheiro começou na política em 1976, quando se elegeu vereador em Porto Alegre. Em 1978, eleu-se deputado estadual. Em 1986, foi eleito deputado constituinte.

Foi ainda presidente do MDB gaúcho por dois mandatos (2010 a 2012 e 2015 a 2017), além de presidente da Câmara dos Deputados entre 1991 e 1992, quando conduziu o processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor.

Nesse período, Ibsen era um dos principais expoentes da política nacional. Foi o responsável, por exemplo, pela instalação da CPI que deu origem a queda de Collor.

Teve mandato cassado em 1994 no episódio batizado de Anões do Orçamento, divulgado pela revista Veja.

Porém, onze anos depois, o jornalista responsável pela matéria reconheceu que haviam erros nos números divulgados sobre o suposto desvio de verbas.

A injustiça foi reparada em 2004, quando Ibsen Pinheiro elegeu-se vereador em Porto Alegre. Depois, em 2010, assumiu o mandato de deputado federal. E em 2014, elegeu-se deputado estudual, seu último cargo público.

A perda de Ibsen Pinheiro deixa a política menor. Homens públicos como Ibsen são cada vez mais raros. Um político das grandes causas.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais