Início » Novas regras para transferência de recursos a estados e municípios

Novas regras para transferência de recursos a estados e municípios

A+A-
Reset
Política

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19), em dois turnos,  a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/19, de origem do Senado, que autoriza a transferência de recursos diretamente de emendas parlamentares a estados, municípios e o Distrito Federal, sem finalidade específica. 

A matéria, após aprovação da Câmara, retorna ao Senado para nova votação. A PEC é de autoria da deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e foi aprovada em segundo turno por 391 votos a 6. O relator do texto é o deputado Aécio Neves (PSDB-MG). 

Originalmente, metade do valor das emendas deve ser destinado à saúde. Com as novas regras, o parlamentar terá o poder de escolha sobre a transferência, vinculando uma finalidade definida ou não (transferência especial). No entanto, no mínimo 70% das transferências especiais terão de ser aplicadas em despesas de capital, salvo quando for para pagamentos da dívida do governo beneficiado. 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais