Os partidos de oposição na Câmara dos Deputados protocolaram hoje requerimento de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as condutas dos membros da Procuradoria da República no Paraná e o então juiz federal Sergio Moro, atual ministro da Justiça, responsáveis pela Operação Lava-Jato, a partir de reportagens do portal The Intercept.
O pedido destaca as mensagens em aplicativos de telefone celular trocadas entre os membros do Ministério Público e Sérgio Moro, a possibilidade de conluio entre eles, a utilização da operação para promoção pessoal e fins políticos, bem como o cometimento de crimes processuais.
A Secretaria-Geral da Câmara ainda está conferindo as assinaturas que subscrevem o requerimento. São necessárias, no mínimo, 171 assinaturas para que o pedido seja válido. Caso seja constatado o número mínimo de apoiamentos, o requerimento ainda será analisado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para atestar a existência de fato determinado, de relevante interesse público, para que seja autorizada a instalação. Pelo Regimento Interno da Casa podem funcionar paralelamente até cinco CPIs. No momento, apenas duas estão funcionamento e há outros dois pedidos aguardando decisão. Portanto, por ser o quinto requerimento apresentado, e caso seja deferido por Maia, a CPI para investigar a Lava Jato teria vaga disponível para ser instalada.