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São Paulo terá concessão de rodovia com novidades no pedágio

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Economia

O governo de São Paulo definiu, na semana passada, a versão final do edital de concessão rodoviária do trecho entre Piracicaba e Panorama, às margens do rio Paraná. 01Trata-se da segunda mais extensa rodovia a ser concedida no país, com 1.273 quilômetros de extensão. A mais extensa, com 1.766 quilômetros, reúne três rodovias federais (BRs 060/153/262/DF-GO-MG) sob a administração da Concebra (Grupo Triunfo). No caso paulista, a previsão de investimento é de R$ 14 bilhões. O leilão, na B3, foi marcado para 28 de novembro.

O valor mínimo de outorga foi ajustado para menos de R$ 25 milhões, muito abaixo dos R$ 2 bilhões apontados nos estudos de viabilidade econômica e dos R$ 790 milhões registrados na minuta de edital colocada em audiência pública. Vencerá o certame quem oferecer maior ágio. A futura concessionária deverá iniciar as operações em março de 2020, ganhando o direito de explorar por 30 anos esse corredor rodoviário, que cruza 62 municípios no interior paulista e contempla 12 estradas de acesso ao tronco principal, como publicou o jornal Valor.

O valor da tarifa de pedágio será de R$ 14,91 para cada 100 quilômetros nos trechos de pista dupla e de R$ 10,65 nos de pista simples. Os motoristas que optarem pelo pagamento eletrônico, com os dispositivos conhecidos como tag afixados no painel dianteiro dos veículos, pagarão 5% a menos no valor-base.

A futura concessão inova ao estabelecer descontos progressivos que podem reduzir em até 92% a tarifa para usuários frequentes da rodovia. Motoristas em veículos de passeio que aceitarem cobrança com tag vão pagar menos a partir da segunda viagem em uma mesma praça de pedágio e em um mesmo mês-calendário.

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