Início » No programa Voz do Brasil, ministro da Economia diz que programa sociais vão prosseguir

No programa Voz do Brasil, ministro da Economia diz que programa sociais vão prosseguir

A+A-
Reset

O Farmácia Popular e “todos os programas sociais” vão prosseguir, disse ontem o ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista ao programa A Voz do Brasil. Ele reafirmou ainda que o Auxílio Brasil será mantido em R$ 600 no ano que vem.

As afirmações consideram um cenário de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). No mesmo dia em que sua equipe divulgou novas projeções para o crescimento do PIB em 2022, de 2% para 2,7%, o ministro reafirmou que espera chegar aos 3%.

“Este ano, que diziam que haveria recessão, estão revendo para cima o tempo inteiro”, disse, referindo-se a analistas de mercado. “Acho que vamos chegar a 3%”. O ministro ressaltou que o Brasil está crescendo mais rápido do que se previa, e a inflação, descendo.

“Tem muita gente achando que pode ficar abaixo de 6%”, comentou. Ele preferiu um dado mais conservador, 6,5%, correspondente à previsão atual. A projeção divulgada ontem para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é 6,3%. Guedes fez contraponto entre o atual cenário da economia brasileira e as principais economias do mundo.

“O Brasil é um porto seguro num mundo em tempestade”, comparou. “A guerra está escalando lá fora; vai ser um inverno duríssimo na Europa, vai ser guerra fria literalmente.” Os Estados Unidos enfrentarão recessão econômica, acrescentou.

Economia pode estar no limite

Turbinada por estímulos fiscais concedidos pelo governo e pela forte retomada da atividade com o fim das restrições impostas pela covid-19, a economia brasileira, se já não passou, está quase no limite de sua capacidade de produção pela primeira vez em pelo menos sete anos.

A ociosidade aberta na recessão doméstica de 2015/2016 e aprofundada na pandemia foi praticamente ocupada com o retorno rápido da atividade.

Agora, a discussão entre economistas é se o País já não estaria crescendo mais do que pode, o que significa pressão sobre a inflação e maior dificuldade para o Banco Central administrar a política de juros.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais