Pacto pró-Temer


Com a oposição minguada, os aliados do governo no Congresso articulam um pacto em defesa do presidente Michel Temer, que visa retirar o peemedebista o centro do embate político. A proposta tem como cerne central uma reforma ministerial, com a troca de auxiliares do Palácio do Planalto mencionados em corrupção. Os parlamentares descartam a hipótese de impeachment de Temer. “O Congresso não vai rifar o Michel. Não há quem colocar no lugar dele”, garante o presidente nacional do Solidariedade, deputado Paulinho da Força (SP).

Fracionamento de férias
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado analisará, no retorno do recesso parlamentar, o projeto de lei (PLS 411/2016) que permite ao trabalhador fracionar as férias. De autoria do senador Deca (PSDB-PB), a proposta, que tramita em caráter terminativo, autoriza o fatiamento das férias em até duas vezes, com um dos períodos observando o mínimo de 14 (quatorze) dias – independente de acordo. A Lei do Trabalhador (Lei 5.452/1943) determina que o funcionário goze de um só período de férias, depois de um ano de trabalho. Segundo Deca, a maioria dos empregados, se consultados, optaria pelo fracionamento das férias.

Proteção aos idosos
Um projeto de lei (PLS 468/2016), cujo autor é senador Zeze Perrella (PTB-MG), determina proteção especial da Justiça aos idosos vítimas de violência doméstica. Conforme define a proposta, haverá aumento da proteção de pessoas idosas vítimas de violência doméstica, familiar ou institucional. Segundo Perrella, o Judiciário determinará que o idoso se afaste do lar ou do local onde sofre a agressão. Também pode definir limite para a aproximação entre o idoso e o agressor e proibir o contato por qualquer meio de comunicação. O projeto tramita na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Limite de salário
Uma proposta de emenda à Constituição (PEC 62/2016) do senador Magno Malta (PR-ES) define teto do salário do funcionalismo público em R$ 15 mil por mês. O texto está na pata da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta, que acrescenta artigo no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, impõe o teto de R$ 15 mil por um prazo de 20 anos. O valor seria corrigido anualmente pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA). O teto não abrangeria o pagamento dw décimo terceiro salário e do adicional de férias.

Remarcação de passagem aérea
Foi aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor o projeto de decreto legislativo (PDC 49/15) que tem como finalidade a contenção de abusos na cobrança de remarcação de passagens aéreas compradas em promoções. De autoria do deputado Celso Russomano (PP-SP), o projeto suspende parte de uma portaria (676/00) do Comando da Aeronáutica que, segundo o deputado, tem sido usada pelas companhias aéreas para cobrar valores exorbitantes na remarcação ou no reembolso de passagens adquiridas por tarifas promocionais.

Punição a dirigentes desportivos
Está em discussão na Câmara o projeto de lei (PL 5894/16) que prevê a responsabilização pessoal de dirigentes de clubes de futebol por atos de má gestão. De autoria do deputado Alfredo Nascimento (PR-AM), a proposta, que altera a Lei Pelé (Lei 9.615/98), é válida para todas as entidades desportivas. O administrador poderá ser responsabilizado por atuação culposa (não intencional) ou dolosa (intenção de praticar crime) que resultar em prejuízo ou ferir o estatuto da instituição.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais