Sem a garantia de ter os 308 votos necessários o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, decidiu não pautar o primeiro turno da votação da Reforma da Previdência para semana que vem. Com isso a votação ficaria para a semana do dia 13 de dezembro, dificultando ainda mais que a PEC tramite na Câmara antes do recesso parlamentar.
Sem votos, Maia decide não pautar reforma da Previdência para próxima semana https://t.co/Z4qoMCbmLU pic.twitter.com/L1fTnoGz0n
— Estadão (@Estadao) 1 de dezembro de 2017
Lula: quem vota é o povo
Em reunião com dirigentes do PT de São Paulo, o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que estão criando “uma guerra de classe” contra sua candidatura. Disse que seu governo é a prova de que o mercado não precisa temer a sua eleição e que quem vota é o povo e não o mercado. Na mesma reunião apoiou a candidatura de Luiz Marinho para o governo de São Paulo e Suplicy e Haddad para o Senado.
Lula diz não ter medo de reação do mercado a sua candidatura https://t.co/sWieLQSLnF
— Folha de S.Paulo (@folha) 1 de dezembro de 2017
Parlamentares contra a privatização da Eletrobras
Três frentes parlamentares contra a privatização da Eletrobras que somam cerca de 70% do Congresso Nacional mostram a dificuldade que Temer e sua equipe econômica terão para emplacar a sua agenda de ajustes. É também um sinal que a Previdência dificilmente será votada na Câmara ainda em 2017.
406 deputados e 4 senadores se unem contra privatização da Eletrobras https://t.co/MPC1VEicjj
— Folha de S.Paulo (@folha) 1 de dezembro de 2017
PIB
O Globo consultou um grupo de especialistas que confirmam que os dados de recuperação da economia são promissores, apesar do PIB do terceiro trimestre abaixo do esperado.
“O PIB mostrou melhora dos fundamentos da economia: recuperação de emprego, renda, crédito e confiança, sustentaram o consumo, que se manteve firme mesmo com os efeitos do FGTS dissipados”, Alessandra Ribeiro, da Tendências Consultoria.
PIB: Como os economistas veem a economia brasileira. https://t.co/eYXPfYHJvG pic.twitter.com/Y6B9zlczh5
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) 1 de dezembro de 2017