Levantamento realizado pela Arko Advice nas sete maiores capitais do país aponta que PMDB e PSDB largam em vantagem nas eleições municipais deste ano.
- O PMDB tem chances de vitória em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de ser o favorito em Porto Alegre;
- O PSDB lidera em Belo Horizonte, podendo também vencer em São Paulo. Em Recife, apesar do favoritismo do PSB, os tucanos também podem surpreender;
- O DEM larga em primeiro lugar em Salvador; e o PDT, em Fortaleza;
- O PT deve ser derrotado em todas as sete maiores cidades do país, com chances de chegar ao segundo turno somente em Recife.
- Caso a vantagem do PMDB e do PSDB se confirme nas urnas em outubro, os dois partidos sairão em vantagem para a sucessão presidencial de 2018.
Embora o presidente interino, Michel Temer (PMDB), diga que não pretende disputar a reeleição, há dois nomes dentro de seu governo com aspirações presidenciais: os ministros Henrique Meirelles (PSD), da Fazenda, e José Serra (PSDB), das Relações Exteriores. Portanto, caso o governo Temer melhore sua popularidade, tanto Meirelles quanto Serra poderiam migrar para o PMDB e disputar o Palácio do Planalto representando o atual governo.
No ninho tucano, além de Serra, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) também despontam como presidenciáveis.