Agenda: corte deste ano será de R$ 24 bilhões


O governo decidiu que o corte no Orçamento deste ano ficará em torno de R$ 24 bilhões e admite déficit fiscal. Contingenciamento deve ser insuficiente para cumprir a meta original de superávit. Decisão ocorre uma semana após a equipe econômica adiar a medida, o que foi mal recebido pelo mercado e contribuiu para piorar percepção de risco da economia dentro e fora do País (Estadão – p.B1). Além desse, veja outros destaques desta sexta-feira (19):

  1. Cinco estados são contrários à recriação da CPMF. Em reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), representantes das secretarias de Fazenda dos estados discutiram esse e outros assuntos com impacto nas finanças dos estados. Os estados contrários à volta do imposto são MT, GO, SP, PR e SC. “Acreditamos que o governo precisa trabalhar em reformas estruturantes, de longevidade”, defendeu o secretário de Fazenda de MT, Paulo Brustolin (Folha).
  2. A economia registrou no ano passado a maior recessão em 25 anos após aprofundar a contração no quarto trimestre em meio às incertezas políticas e fiscais que se arrastam para 2016, segundo dados do Banco Central. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado ontem, recuou 4,08% no ano passado, após queda de 0,09% em 2014. Se confirmado pelo IBGE, será o pior resultado para o PIB brasileiro desde 1990, quando houve retração de 4,35% (Estadão – p.A4).

Eventos

  • Termina o prazo para que o Senado e a Presidência da República se manifestem sobre o recurso da Câmara que questiona o rito do impeachment.
  • O vice-presidente Michel Temer viaja para Belo Horizonte e Vitória para conversar sobre as eleições internas do PMDB que deverão reconduzi-lo ao cargo de presidente do partido em março.
  • O IBGE divulga Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de novembro.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais