Future-se será debatido pela Comissão de Educação nesta segunda-feira

Divulgação/Politize!

O Programa Future-se, do Ministério da Educação (MEC), será debatido em audiência pública na Comissão de Educação nesta segunda-feira (4), às 14h30, a pedido do senador Jean Paul Prates, sob a justificativa de que o programa “agride a autonomia das instituições federais de ensino e transfere para entidades privadas (organizações sociais) o processo de gestão dos recursos relativos a investimentos em empreendedorismo, pesquisa, desenvolvimento e inovação”.

O MEC informou que a adesão ao programa é voluntária e não privatizaria as universidades, uma vez que essas continuarão a receber recursos do governo federal. Segundo o ministério, o programa visa fortalecer a autonomia administrativa, financeira e de gestão das universidades e institutos federais. 

“O Future-se permite que universidades e institutos aumentem as receitas próprias por meio de fomento à captação de recursos próprios e com maior segurança jurídica. Além disso, terão mais flexibilidade para realizar despesas e poderão se tornar menos dependentes do orçamento, contingenciamento e PEC do gasto (Emenda Constitucional 95, que instituiu o teto de gastos públicos)”, defendeu o MEC. 

 

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais