Empresas juniores da UnB constroem aparelho que desinfecta ar contaminado por coronavírus

Foto: Arquivo pessoal

Os pesquisadores da Universidade de Brasília continuam empenhados em combater e estudar a pandemia de coronavírus. Com isso, duas empresas juniores, a Enetec (engenharia elétrica) e a Tecmec (engenharia mecânica) construíram um equipamento capaz de desativar o material genético de microrganismos, incluindo a Covid-19. Essa é uma solução 60% mais barata do que os outros produtos semelhantes do mercado, uma vez que empresas juniores não visam o lucro.

Utilizando estudos sobre raios ultravioleta C (UV-C), o equipamento é capaz de desinfectar ambientes contaminados pelo coronavírus. O produto, batizado de UV-Tech, demora cerca de 14 minutos para desinfectar pelo menos 90% do local em que for colocado. O tempo varia de acordo com o tamanho da sala, as luzes e a dosagem utilizada e cada equipamento é feito sob medida para cada ambiente.

A Enetec foi responsável pela solução de automação, cálculos e simulações para determinar o tempo de ação das luzes, enquanto a Tecmec planejou a estrutura e os materiais para fabricação do produto. Os raios UV-C não fazem bem para a pele e, portanto, o produto deve ser deixado sozinho no ambiente e, por isso, os estudantes criaram um aplicativo de celular para ligar e desliga-lo remotamente.

 

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais