A jovem Anna Luisa Beserra, 21 anos, nascida em Salvador, na Bahia, é a primeira brasileira a vencer o prêmio ambiental das Nações Unidas para jovens entre 18 e 30 anos. O prêmio se chama Jovens Campeões da Terra e a homenagem será no dia 26 deste mês, na Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
“A gente passa protetor quando vai à praia justamente para nos protegermos contra a radiação ultravioleta. Em humanos, ela causa câncer de pele. Mas, para vírus e bactérias, ela é letal. A gente aproveita a mesma radiação ultravioleta para fazer o tratamento na água, que passa a ser potável”, disse Anna Luisa.
Desde 2013, quando tinha 15 anos, Beserra começou a desenvolver a tecnologia, batizada de Aqualuz, com incentivo de uma bolsa para jovens cientistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A inovação purifica água não-potável por meio da luz solar, sem utilizar produtos químicos ou filtros. De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, aproximadamente 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável, e poderiam ser beneficiados.