Baiana de 21 anos é a primeira brasileira a vencer o prêmio da ONU sobre meio ambiente

ONU Meio Ambiente

A jovem Anna Luisa Beserra, 21 anos, nascida em Salvador, na Bahia, é a primeira brasileira a vencer o prêmio ambiental das Nações Unidas para jovens entre 18 e 30 anos. O prêmio se chama Jovens Campeões da Terra e a homenagem será no dia 26 deste mês, na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. 

“A gente passa protetor quando vai à praia justamente para nos protegermos contra a radiação ultravioleta. Em humanos, ela causa câncer de pele. Mas, para vírus e bactérias, ela é letal. A gente aproveita a mesma radiação ultravioleta para fazer o tratamento na água, que passa a ser potável”, disse Anna Luisa. 

Desde 2013, quando tinha 15 anos, Beserra começou a desenvolver a tecnologia, batizada de Aqualuz, com incentivo de uma bolsa para jovens cientistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A inovação purifica água não-potável por meio da luz solar, sem utilizar produtos químicos ou filtros. De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, aproximadamente 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável, e poderiam ser beneficiados. 

 

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais