TSE recebe sugestões sobre regras para eleições municipais 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebe até sexta-feira (19) sugestões sobre as regras que valerão para as eleições municipais de outubro. Atualmente, constam 10 temas sob consulta, que devem ser regulados por resoluções eleitorais a serem votadas pelos ministros da Corte. As eleições municipais ocorrerão no dia 6 de outubro, com probabilidade de um segundo turno no dia 27 de outubro.

Leia mais! Trump vence primeiras prévias para eleições dos EUA em Iowa

A regulamentação da inteligência artificial nas eleições municipais é um dos temas que serão discutidos. De acordo com o TSE, um dos objetivos é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicativos de inteligência artificial para manipular declarações falsas de candidatos. Além disso, de autoridades envolvidas com a organização das eleições.

Foto: Freepik

Os interessados devem entrar no portal do TSE e encontrar a minuta da resolução sobre inteligência artificial, bem como outros 9 temas. Entre eles estão: propaganda eleitoral, pesquisas eleitorais, prestação de contas, bem como auditoria do processo eleitoral e ilícitos eleitorais, entre outros.

Leia mais! Inteligência artificial afetará 40% dos empregos no mundo, revela FMI

As contribuições sobre as regras eleitorais serão feitas por meio de formulário eletrônico. O TSE, após receber as sugestões, realizará audiências públicas para discutir as sugestões e possíveis alterações às minutas de resolução.

Cármen Lúcia – Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Audiências públicas

A ministra Cármen Lúcia é a relatora das resoluções sobre as regras eleitorais. Portanto, ela comandará as audiências, que ocorrerão entre os dias 23 e 25 de janeiro, na sede do TSE, em Brasília.

Leia mais! Arthur Lira cita inteligência artificial como prioridade para 2024

De acordo com o TSE, as pessoas ou as instituições autoras das sugestões podem fazer o uso da palavra no momento do envio das contribuições. Além disso, a participação poderá ser presencial ou virtual. A lista de inscrições deferidas será divulgada, no dia 22 de janeiro, no Portal da Corte.

 

 

Postagens relacionadas

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Comércio varejista registra queda de 1% em junho

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais