Termina nesta segunda-feira (15) o prazo para os partidos políticos, as federações e as coligações requererem o registro de candidatas e candidatos a presidente e a vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, senadores e respectivos suplentes, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.
Cada partido pode apresentar apenas um candidato a presidente e vice, governador e vice, e a senador, com os respectivos suplentes. Para as candidaturas a deputados federais, estaduais e distritais, cada sigla poderá indicar candidatos no número de todas as cadeiras a serem ocupadas, mais uma. Vale lembrar que a legislação eleitoral prevê que, no mínimo, 30% dessas candidaturas às eleições proporcionais deverão ser preenchidas por mulheres.
Até agora, o Tribunal recebeu mais de 18 mil solicitações.
Segundo o TSE, o prazo para as solicitações termina às 8h de segunda-feira para as candidaturas apresentadas pela internet e às 19h para as apresentadas diretamente na sede do Tribunal, no caso de candidaturas à Presidência, ou nos Tribunais Regionais Eleitorais para os outros cargos.
Pelo prazo divulgado, todos os pedidos serão processados, analisados e julgados pelos Tribunais até o dia 12 de setembro de 2022.