Teto salarial de interinos em pauta no STF

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Na próxima quarta-feira (14), o Supremo Tribunal Federal julgará recurso acerca da aplicabilidade do teto constitucional à remuneração de interinos designados para o exercício de função notarial e registral em serventias extrajudiciais.

O RE 808202 traz à tona a discussão de que interinos que exerçam a mesma atividade do titular, quando esta for de natureza privada, não podem ser subjugados à legislação de limitação remuneratória destinada a agentes públicos e servidores estatais. A respectiva ferramenta legal encontra-se no inciso XI do art. 37 da Constituição Federal de 1988, o qual determina o teto salarial dos servidores públicos de todas as naturezas (autarquias, mandatos eletivos, administração direta, entre outros).

O acórdão recorrido entendeu que os substitutos designados para exercer função notarial e registral em serventias extrajudiciais exercem atividade de natureza provada e, dessa forma, torna-se inviável a aplicação do que é previsto na Carta Magna, uma vez que essa limita-se aos servidores públicos, não entrando em contato com o direito privado. Dias Toffoli é o relator responsável pelo recurso, que se origina do estado do Rio Grande do Sul.

Postagens relacionadas

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Tarcísio deixa viagem após acidente aéreo em Vinhedo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais