Senadores tentam acordo para ajuda a estados e municípios

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Os senadores continuam tentando acordo para o projeto de lei que trata do socorro a estados e municípios. O relator será o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o que ajuda na construção de um entendimento com a Câmara e o Poder Executivo. As conversas avançaram em pelo menos duas direções.

A primeira é que precisa haver uma compensação para a perda de receita de estados e municípios quanto à arrecadação de, respectivamente, ICMS e ISS. Haveria, porém, um limite de ressarcimento que poderia chegar a R$ 80 bilhões. O texto da Câmara não define o teto, um dos motivos de resistência na equipe econômica.

Outro ponto é que precisa haver contrapartida. Estão sendo avaliadas: a proibição de aumento ou de reajuste salarial a qualquer membro de Poderes ou órgãos, incluindo servidores civis e militares e empregados públicos; e a proibição de alteração na estrutura de carreiras que gere aumento permanente de despesa.

Postagens relacionadas

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Tarcísio deixa viagem após acidente aéreo em Vinhedo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais