Senado analisa cédula de crédito pública para microempresas

Plenário do Senado Federal. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Será analisado em plenário no Senado Federal, nesta terça-feira (5), projeto que visa proteger as micro e pequenas empresas da falta de pagamento. Isso em contratos com a administração pública. O projeto de lei determina a concessão de cédula de crédito a microempresas que não tenham recebido pagamento dentro de 30 dias pelos serviços prestados ao Estado.

O projeto, que recebeu um relatório favorável do senador Oriovisto Guimarães na Comissão de Assuntos Econômicos, estipula que a emissão da cédula será realizada pelo órgão público devedor após verificação da despesa.

Além disso, os senadores analisarão duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) na mesma sessão. A PEC 72/2023, que trata da isenção do IPVA para veículos com mais de 20 anos, e a PEC 17/2023, que inclui a segurança alimentar entre os direitos sociais. Necessitando da aprovação por dois terços dos senadores em ambas as etapas para se efetivarem como mudanças constitucionais.

Leia mais! Projeto isenta do simples nacional, por cinco anos, microempresas com receita anual de até R$ 96 mil

PEC’s

O Senado realiza um processo rigoroso para as Propostas de Emenda à Constituição (PECs), que inclui cinco sessões de discussão em Plenário antes da votação em primeiro turno, seguidas por mais três sessões de discussão em segundo turno. A aprovação requer o apoio de pelo menos dois terços dos senadores, o que equivale a 54 votos, em ambos os turnos de deliberação. Além disso, para que a mudança constitucional seja efetivada, a proposta precisa ser aprovada tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados.

Postagens relacionadas

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Tarcísio deixa viagem após acidente aéreo em Vinhedo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais