Roberto Barroso minimiza crise com o Legislativo

Barroso - Foto: Carlos Moura/STF

Em sua primeira entrevista como presidente do STF, nesta sexta-feira (29), o novo presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, disse que “honestamente, não enxergo crise com o Legislativo”. 

Apesar disso, fica cada vez mais evidente a existência de um incômodo dos parlamentares com as tomadas de decisões do poder Judiciário. Em discursos recentes, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), chegou a afirmar que: “O STF tem invadido as competências do Poder Legislativo”.

As tensões começaram após o Supremo Tribunal Federal (STF) tomar decisões em relação a várias pautas sensíveis para o Congresso Nacional, como o marco temporal e a descriminalização das drogas.

Leia mais! Roberto Barroso é empossado como presidente do STF

A Câmara dos Deputados analisa a PEC 50/23, que autoriza o Congresso Nacional a anular decisões definitivas da Corte quando, na avaliação dos parlamentares, extrapolarem limites constitucionais. Nesta sexta-feira (29), o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), durante uma entrevista à CNN, disse que o Congresso avalia estipular mandatos de 8 anos para ministros do STF.

Postagens relacionadas

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Tarcísio deixa viagem após acidente aéreo em Vinhedo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais