O ministro Luís Roberto Barroso foi empossado, nesta quinta-feira (28), como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele cumprirá mandato de dois anos e ficará no cargo até outubro de 2025. Barroso substitui Rosa Weber, que se despediu do cargo ontem (27).
Durante o discurso de posse, Barroso reforçou a importância e o compromisso de trabalhar pela pacificação do país. Além de defender a harmonia e respeito entre os três Poderes. Ele também afirmou o compromisso de proteger a democracia. “As Forças Armadas não sucumbiram ao golpismo”.
Os três candidatos à vaga de Rosa Weber no STF, também estavam presentes. Na ocasião, o ministro da Justiça, Flávio Dino; o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; e o advogado-geral da União, Jorge Messias, posaram para fotos juntos. Com clima de descontração, o trio também estava conversando e sorrindo.
Leia mais! Ministra Rosa Weber se despede da presidência do STF
Natural de Vassouras (RJ), Barroso completou dez anos de Corte em junho deste ano, após assumir a vaga do ministro Ayres Britto, que se aposentou. O ministro esteve à frente da relatoria de julgamentos de destaque como o piso salarial nacional da enfermagem.