O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (União), anunciou nesta sexta-feira (19) que a relação com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) está mais harmoniosa após uma reunião entre ambos. Leite, no entanto, não confirmou se o União Brasil apoiará a reeleição de Nunes.
A reunião melhorou o ambiente, esclareceu muitas dúvidas. Discutimos bastante sobre o governo de coalizão, está muito bom, melhorou 90%. O que era ruim e péssimo, melhorou, está se encaminhando bem”, declarou Leite.
O União Brasil realizará a convenção municipal na manhã deste sábado (20), quando serão lançadas as candidaturas de 56 vereadores. A decisão sobre o apoio ao Executivo municipal, porém, será tomada apenas em agosto, após a convenção do MDB. A escolha será delegada à Executiva, liderada por Leite, sob o argumento de que, sem candidaturas oficializadas — o MDB só formaliza a chapa Nunes-Mello Araújo em 3 de agosto —, não há como definir um nome.
Desde o início da pré-campanha, Leite apoiava a pré-candidatura de Nunes, mas há duas semanas a relação azedou, com Leite ameaçando apoiar outros candidatos devido à falta de diálogo e participação do União Brasil na gestão de Nunes. Problemas incluíam a escolha do vice pelo PL e a falta de reconhecimento ao papel de Leite na suspensão da greve dos motoristas de ônibus.
Em menos de um mês, Leite negociou com o sindicato e evitou greves no transporte público. Vetos a projetos aprovados na Câmara, como a Lei de Zoneamento, também contribuíram para a tensão.
Membros do MDB, incluindo o deputado federal Baleia Rossi e integrantes da gestão de Nunes, articularam a reunião desta sexta-feira ao longo da semana. Eles consideravam a conversa necessária para alinhar novamente os dois políticos, que caminharam juntos durante toda a gestão.