Reforma Tributária

Arquivo/AC

O Conselho de Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz) se reúne com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para entregar emenda às propostas de Reforma Tributária que tramitam em cada uma das Casas.

O texto do Comsefaz propõe que apenas estados e municípios tenham autonomia para definir alíquotas dentro do imposto único sobre bens e serviços que será criado, o IBS (que substituirá PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS). A União teria uma alíquota fixa. Além disso, mantém o benefício da Zona Franca de Manaus e cria um fundo de desenvolvimento regional, na tentativa de diminuir as desigualdades entre estados.

Os partidos de oposição ao governo (PT, PSB, PDT, Psol, PCdoB e Rede) também devem apresentar emendas à Reforma Tributária em discussão na Câmara. Um dos pontos defendidos por eles está um IVA (Imposto Sobre Valor Agregado) só estadual e municipal, conforme sugerido pelos governadores, para manter a “autonomia arrecadatória dos estados”. Os três impostos federais que na proposta do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) iriam compor o IVA (PIS, Pasep e Cofins) seriam unificados em uma “contribuição social de valor agregado”. O prazo para a apresentação de emendas ao texto da Câmara termina no próximo dia 11.

Postagens relacionadas

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Tarcísio deixa viagem após acidente aéreo em Vinhedo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais