Projeto visa proteger pequena propriedade rural em casos de desastres naturais

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) apresentou, nesta segunda-feira (13), um projeto de lei que impede a pequena propriedade rural de ser objeto de penhora em casos de eventos extraordinários. Segundo a proposta, o foco é garantir a impenhorabilidade dessas propriedades em situações como desastres naturais.

Projeto de lei busca proteger a pequena propriedade rural de eventos como os do RS – Foto: Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal

Em busca de definir o que pode entrar na categoria, o senador adotou o critério do art. 4º da Lei de Reforma Agrária, onde toda porção de terra com área compreendida entre um e quatro módulos fiscais é categorizado como pequena propriedade rural.

Além disso, o parlamentar tem como objetivo estender a proteção legal que residências familiares tem para as propriedades rurais. De acordo com Confúcio, é fundamental a definição de tal termo para a aplicação da impenhorabilidade.

Definição da Pequena Propriedade Rural

Senador Confúcio – Foto: Pedro França/Agência Senado

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) fixa o valor do módulo fiscal como uma unidade de medida em hectares, considerando diversos parâmetros, conforme definido pela Embrapa. Entre eles:

  • O tipo de exploração predominante no município (hortifrutigranjeira, cultura permanente, cultura temporária, pecuária ou florestal).
  • O município obtém renda a partir do tipo de exploração predominante, além de outras atividades que, embora não predominantes, são expressivas em função da renda ou da área utilizada.
  • O conceito de “propriedade familiar”.

A dimensão de um módulo fiscal varia segundo o município onde está localizada a propriedade. Além disso, ela ainda pode variar de 5 a 110 hectares.

O Vale do Rio Pardo, região atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul, há o equivalente a 20 hectares de módulo fiscal, por exemplo.

Relatado pelo senador Alan Rick (União-AC), o projeto de lei tramita na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Postagens relacionadas

Eleições 2024: João Campos lidera intenções de voto em Recife com 75%

Padilha confia na aprovação da reforma tributária na próxima semana

Presidente argentino Javier Milei fará visita privada ao Brasil

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais