Projeto para impedir invasão de competência legislativa é analisado no Senado

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

No Senado, a lei de preservação da competência legislativa do Congresso Nacional pode ser regulamentada. É o que estabelece o projeto de decreto legislativo da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). Ao apresentar o projeto de impedimento de invasão de competência legislativa, ela citou o que chamou de ativismo judicial. Onde o Poder Judiciário adota regras para suprir a ausência de legislação, que deveria ser feita pelo Congresso.

Leia mais! FUNDO AMAZÔNIA RECEBE INVESTIMENTO DE R$ 726 MILHÕES EM 2023

Contudo, a senadora destacou todos os casos que a Constituição Federal atribui à competência legislativa exclusiva do Congresso Nacional. Além disso, abordou a elaboração de emendas constitucionais, leis e a regulamentação de assuntos exclusivos do Congresso.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A senadora também ressaltou as matérias de competência privativa de cada Casa, como a autorização para processar o presidente da República, entre outras autoridades por crimes de responsabilidade.

Além disso, o projeto enumera as atribuições normativas dos outros Poderes e dos órgãos independentes para impedir a invasão de competência. Sendo esses os tribunais do Poder Judiciário, o Ministério Público da União (MPU), o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Defensoria Pública da União (DPU).

Leia mais! NÃO HÁ RISCO DE OBSTRUÇÃO DESSE PROCESSO POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO DA ABIN, DIZ MARCO CEPIK

Interferência no Senado

Como exemplo da extrapolação de competência, a senadora citou decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Pautas essas sobre a criminalização da homofobia, em 2019. Bem como, a mais recentemente, sobre o aborto realizado até o terceiro mês da gestação. De acordo com a senadora, independentemente do mérito das questões, é preciso discutir a competência para inovar no Direito, que é função do Parlamento e não de outros Poderes.

 

Postagens relacionadas

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Comércio varejista registra queda de 1% em junho

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais