Patrimônio nacional: Comissão vai debater proteção ao Cerrado e à Caatinga

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados debaterá, nesta terça-feira (12), em audiência pública, o tema “Cerrado e Caatinga entre os bens do patrimônio nacional”. A autora do requerimento é a deputada Célia Xakriabá (Psol-MG). 

Para Célia, os dois biomas sofrem com o desmatamento motivado, em parte, pela falta de políticas públicas de proteção. “Esse desmatamento vem comprometendo a sobrevivência não apenas de aspectos culturais que constituem nossa identidade, mas também as reservas de água dos aquíferos do Cerrado e o estoque subterrâneo e superficial da Caatinga”, destacou.

A deputada também informou que essa situação afeta as zonas rurais e as grandes cidades. “No momento em que o Brasil propõe metas ousadas para enfrentamento da emergência climática, é um contrassenso a ausência do Cerrado e Caatinga no rol das regiões ecológicas tidas como patrimônio nacional”, concluiu.

Postagens relacionadas

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Comércio varejista registra queda de 1% em junho

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais