Novas reformas a caminho

Marcos Brandão/Agência Senado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, apresenta ao Congresso, na terça-feira (29), uma agenda pós-Previdência. Nesse dia ele apresenta o Pacto Federativo aos parlamentares. A agenda já foi discutida com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

De acordo com o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE) serão apresentadas três propostas:

(i) revisão da regra de ouro, que impede a criação de dívida para pagar gastos correntes, por exemplo, de pessoal;

(ii) previsão de gatilhos para conter as despesas de estados e municípios (os gatilhos envolvem a diminuição de gastos com servidores, o reequilíbrio das contas previdenciárias e o congelamento de salários e de progressões); e

(iii) a desvinculação de fundos constitucionais, como os relacionados à saúde e à educação, e infraconstitucionais, como o Fundo Penitenciário Nacional, permitindo que os recursos desses fundos sejam usados em outras áreas.

Será criado o Conselho Fiscal da República, com a participação dos três Poderes, para autorizar o acionamento dos gatilhos por estados e municípios. A medida também vai prever o monitoramento da situação fiscal dos governos regionais pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Postagens relacionadas

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Tarcísio deixa viagem após acidente aéreo em Vinhedo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais