Nova tecnologia de TV 3.0 conectará canais abertos com a internet

Durante sua participação no programa Bom Dia Ministro, do canal Gov, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou o lançamento do novo padrão tecnológico chamado TV 3.0, nesta esta quarta-feira (3), em Brasília. A novidade promete mais qualidade de imagem e acesso facilitado pela conectividade em canais abertos.

Foto: Reprodução/Freepik

– O grande diferencial vai ser justamente a questão da integração da transmissão da televisão com uma melhor qualidade de imagem. Bem como, qualidade de som, com a conectividade, com a internet, com a banda larga – disse.

Segundo o ministro, o Brasil ainda é um dos maiores mercados consumidores da televisão aberta no mundo e a forma de acesso a esse canal de comunicação será revolucionada com a mudança. Os aplicativos substituirão a tradicional escolha de canais, disponibilizando conteúdo tanto ao vivo quanto por demanda, o que tornará a navegação mais interativa.

Juscelino Filho disse ainda que essa interatividade vai proporcionar também novas oportunidades de negócios, por meio da oferta e consumo de propagandas, marketplace (ambiente de compra e venda) e ambiente de compras.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Segundo o ministro, até o final de 2024, a tecnologia a ser adotada deverá ser definida. Com isso, a indústria deverá atuar na produção de equipamentos e conversores para efetivar a integração dos sinais abertos com a internet.

Parceria para os canais abertos

O ministro das Comunicações também destacou a parceria entre os Correios e Caixa para viabilizar a oferta de serviços. Tais como solicitação de seguro-desemprego, questões relacionadas ao Bolsa Família, Programa de Integração Social (PIS), FGTS e pagamento do INSS.

Além disso, ele disse que essa parceria vai facilitar o acesso das populações que precisam percorrer grandes distâncias em para atendimento.

A iniciativa teve início com uma experiência piloto, implantada em dezembro de 2023, na cidade de Peixe-Boi, no estado do Pará. Atualmente, o Ministério das Comunicações trabalha na adaptação dos sistemas para que a parceria chegue em todas as cidades do Brasil.

Postagens relacionadas

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Tarcísio deixa viagem após acidente aéreo em Vinhedo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais