Lula participa da Cúpula do G77 + China em Cuba

Lula - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca, nesta sexta-feira (15), em Havana, capital cubana, para a retomada das relações com o país. O presidente brasileiro também participa da Cúpula do G77 + China e, logo em seguida, segue para Nova York para a 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, a partir da próxima segunda-feira (18).

Em Cuba, Lula deve reforçar o discurso sobre reformas na governança da Organização das Nações Unidas (ONU), algo que já tem sido defendido por ele em agendas internacionais anteriores. Ainda, Lula deve buscar formas de ampliar o diálogo e retomar as negociações com os cubanos, país cujo Brasil distanciou as relações desde 2016.

Com o tema “Desafios Atuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação”, o evento será presidido por Cuba e terá a participação da China como convidada. O grupo G77+China, atualmente integrado por 134 países da Ásia, África e América Latina e representa 80% da população mundial. É o principal foro de cooperação dos países em desenvolvimento dentro do sistema ONU.

Postagens relacionadas

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Tarcísio deixa viagem após acidente aéreo em Vinhedo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais