O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), destacou a aprovação de projetos no âmbito do Legislativo sobre segurança pública. De acordo com Lira, quando ocorre algo que chega no calor da discussão, sempre há propostas com aumento de pena. – Tenho certeza que as penas e o rigor delas são necessárias, mas só elas não resolvem – completou Lira. As falas ocorreram, nesta sexta-feira (23), em evento da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.
Entre as aprovações destacadas por Lira, está a lei que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Avanço que, de acordo com o presidente da Casa, tem contribuído para a queda dos índices de mortes violentas.
– Por mais que não existam panaceias, o trabalho diário do Poder Legislativo tem melhorado a qualidade de vida da população – destacou Lira.
O presidente Arthur Lira também lembrou a aprovação da Lei Orgânica das Polícias Militares e dos Bombeiros Militares, que estabeleceu normas gerais de organização. Além disso, de efetivos, material bélico, garantias, convocação, bem como a mobilização das polícias militares e corpos de bombeiros militares.
– Isso dá uma normativa de atuação, de função, de diretriz, dessas categorias que são as principais propulsoras da prevenção dos crimes – ressaltou Arthur Lira.