Lesa Pátria: PF cumpre 208 mandados de prisão preventiva no país

Nesta quinta-feira (6), a Polícia Federal, no âmbito da Lesa Pátria, cumpre 208 mandados de prisão preventiva de pessoas investigadas pelos ataques no dia 8 de janeiro de 2023. Na ocasião, as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas, bem como depredadas.

Foto: divulgação/PF

A 28ª fase da Lesa Pátria apura quem são os responsáveis e executores pelos ataques. A ação, que ocorre no Distrito Federal e em 18 estados do Brasil, têm o objetivo de prender pessoas foragidas. Além disso, as que descumpriram medidas cautelares determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a PF, 45 investigados já foram presos, no período matutino, em nove estados. Os locais foram: Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal.

A Polícia Federal continua realizando diligências para localização e captura de outros 163 condenados ou investigados considerados foragidos. Mais de duas centenas de réus, deliberadamente, descumpriram medidas cautelares judiciais ou ainda fugiram para outros países, com o objetivo de se furtarem da aplicação da lei penal, acrescentou a PF.

Alguns dos procurados violaram as tornozeleiras eletrônicas e outros fugiram para outros países, incluindo a Argentina.

Os mandados de prisão foram assinados pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Ele é o relator das investigações sobre os atos do dia 8 de janeiro. Por fim, vale destacar que os alvos da Lesa Pátria respondem pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Além disso, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Postagens relacionadas

Brasília pode perder título de Patrimônio da Humanidade; entenda

Haddad descarta redução do IOF para controlar alta do dólar

Nova Friburgo recebe título oficial de “Suíça Brasileira”

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais