Lesa Pátria: PF cumpre 20 mandados judiciais pelo país

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (23), a 27ª fase da Operação Lesa Pátria. Em comunicado, a corporação destacou que o objetivo é identificar as pessoas responsáveis por financiar, bem como fomentar a invasão das sedes dos Três Poderes. Nesta fase, estão sendo cumpridos 20 mandados judiciais, sendo 18 de busca e apreensão e 2 de monitoramento eletrônico com tornozeleira.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Essa etapa da operação busca aprofundar as investigações sobre os envolvidos no ataque que abalou a capital federal no dia 8 de janeiro de 2023. A PF cumpre os mandados no Paraná (7), no Goiás (1), no Mato Grosso (1), em São Paulo (7) e em Rondônia (2). O Supremo Tribunal Federal (STF) é responsável pela expedição dos mandados, reafirmando a importância da colaboração entre as instituições na busca pela justiça.

Além disso, a PF informou que foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. De acordo com o comunicado, os danos causados ao patrimônio público podem chegar a R$ 40 milhões. Esse bloqueio é uma medida crucial para garantir que os responsáveis sejam devidamente penalizados e para evitar o uso indevido de recursos provenientes de atividades ilícitas.

Os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, e destruição e deterioração de bens protegidos. A Polícia Federal enfatizou que as investigações da Lesa Pátria continuarão de forma permanente, com atualizações periódicas sobre novos mandados judiciais, capturas e foragidos. Além disso, reforçando o compromisso com a manutenção da ordem e da justiça.

Postagens relacionadas

Reforma tributária pode aumentar tarifa de água e esgoto em 18%

Eleições Reino Unido: esquerda volta ao poder depois de 14 anos

Banco Central anuncia Pix por aproximação a partir de 2025

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais