O novo presidente eleito da Argentina, Javier Milei, passa pela cerimônia de posse neste domingo (10). O evento acontece em Buenos Aires, capital argentina. Vários chefes de Estado já confirmaram presença na posse do líder de extrema-direita.
LEIA MAIS! Milei vira referência ao bolsonarismo – Análise
Entre os nomes confirmados para a ocasião, estão alguns dos principais líderes sul-americanos, incluindo o presidente do Uruguai, do Paraguai, do Equador e do Chile, além do presidente da Hungria, Viktor Orban, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Lula (PT) não estará presente na cerimônia, mas mandará o ministro Mauro Vieira como representante do Brasil.
Outra figura que deve marcar presença na posse de Milei é o ex-presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (PL). Mesmo não sendo o representante oficial brasileiro, Bolsonaro deve participar das cerimônias, incluindo as fechadas do Congresso Nacional e da Casa Rosada. A agenda do líder de direita brasileiro também inclui entrevistas para rádio e emissoras de TV argentinas.
LEIA MAIS! Brasil precisa regular uso de IA para as próximas eleições
O ex-presidente foi acompanhado de importantes aliados políticos. Entre os acompanhantes estão os governadores Jorginho Mello (PL-SC); Ronaldo Caiado (União Brasil-GO); Ratinho Júnior (PSD-PR); e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP). Também integrarão a comitiva o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado.