Fim do sigilo de 100 anos: Senado debate projeto que aumenta transparência na LAI

10O Senado Federal debate um projeto de lei que visa aumentar a transparência na administração pública e punir quem negar acesso à informação pública. O PL 1.071/2024, de autoria do senador Carlos Viana (Podemos-MG), propõe o fim do sigilo de 100 anos na Lei de Acesso à Informação (LAI) e a criminalização do ato de negar informações legítimas.

O projeto que visa acabar com o sigilo de 100 anos, de Carlos Viana, aguarda designação de relator – Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Atualmente, a LAI permite que órgãos públicos classifiquem informações como sigilosas por até 100 anos, em casos excepcionais. O projeto do senador Viana extingue essa possibilidade, garantindo que todas as informações públicas sejam disponibilizadas à sociedade, no máximo, em 25 anos.

Além disso, o PL também prevê a responsabilização criminal de agentes públicos que neguem, obstruam ou frustrem o acesso legítimo à informação. Portanto, o crime de negar acesso à informação se tornará crime de responsabilidade, sujeito à perda do cargo e à inabilitação para o exercício de funções públicas.

Fim do sigilo de 100 anos?

Em 2023, o presidente Lula impôs sigilo a 1.339 pedidos de informação feitos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) – Foto: Ricardo Stuckert/PR

O senador Carlos Viana defende que o projeto é fundamental para fortalecer a democracia e garantir o direito à informação do cidadão.

— O acesso à informação é essencial para o controle social e o combate à corrupção. Esse projeto visa garantir que o Estado seja transparente e que os cidadãos tenham acesso às informações de que precisam para exercer seus direitos — afirma o senador.

O PL 1.071/2024 ainda aguarda despacho da Secretaria Geral da Mesa do Senado, que definirá sua tramitação na Casa.

Postagens relacionadas

Haddad descarta redução do IOF para controlar alta do dólar

Nova Friburgo recebe título oficial de “Suíça Brasileira”

Crise na Casa do Pão de Queijo: recuperação judicial e outras franquias em apuros

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais