A Enel Brasil, empresa de energia elétrica presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, registrou 3,2 milhões de clientes na Tarifa Social de Energia Elétrica no primeiro trimestre de 2024. Assim, o número representa um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Rio de Janeiro foi o estado que registrou o maior aumento no número de beneficiários da Tarifa Social nos últimos meses. Em março de 2024, 671,5 mil consumidores fluminenses estavam recebendo o desconto, o que representa 23% da base total de clientes residenciais da Enel no estado. Além disso, a empresa mapeou ainda cerca de 134 mil clientes aptos a aderir ao programa no Rio de Janeiro, mas que ainda não o fazem.
No Ceará, a base de clientes chega a 1,4 milhão, o que representa 41% do total de clientes residenciais da companhia no estado. Além disso, em março de 2023, esse percentual era de 35%. Em São Paulo, a Enel conta com mais de 1,16 milhão de clientes na Tarifa Social, o que corresponde a 15% da base total de clientes residenciais.
Como se cadastrar na Tarifa Social
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que garante descontos de até 65% na conta de luz para famílias de baixa renda. Sendo assim, o benefício é concedido automaticamente desde janeiro de 2022 para famílias inscritas no CadÚnico e para idosos ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Por fim, para ter acesso ao desconto, é necessário que o cadastro esteja atualizado no CadÚnico e na distribuidora de energia. Então, caso atenda aos requisitos e não esteja recebendo o desconto, o cliente deve verificar se o cadastro está correto.
Descontos:
- Famílias com consumo de até 30 kWh/mês: 65% de desconto;
- Famílias com consumo de 31 a 100 kWh/mês: 40% de desconto;
- Famílias com consumo de 101 a 220 kWh/mês: 10% de desconto.
- Famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico:
- 100% de desconto até 50 kWh/mês;
- 40% de desconto para consumo acima de 51 kWh/