O Partido Trabalhista conquistou uma vitória decisiva nas eleições gerais britânicas. Na madruga desta sexta-feira (5), Keir Starmer, líder do partido, foi nomeado primeiro-ministro do Reino Unido, com pelo menos 412 deputados trabalhistas. Quase o número total alcançado por Tony Blair em 1997.
“O trabalho de mudança começa imediatamente”, declarou Starmer, de 61 anos, em primeiro discurso como primeiro-ministro em frente ao número 10 da Downing Street, a sede do governo e residência oficial do premiê britânico em Londres.
Sendo assim, após 14 anos no poder, os conservadores sofreram uma derrota histórica. Com apenas 121 assentos até o momento, representando o pior resultado da história do partido. Os Liberais Democratas ficaram em terceiro lugar, com pelo menos 71 deputados, um aumento de 63 cadeiras.
O Partido Nacional Escocês viu o número de deputados da legenda reduzir de 47 para 9, enquanto o Reform UK, de direita radical e liderado por Nigel Farage conquistou quatro cadeiras. O Partido Verde, que possuía uma cadeira, agora contará com quatro deputados, mesmo número de representantes do Partido do País de Gales.
Reino Unido após resultado das eleições
Após a divulgação dos resultados, o rei Charles III recebeu Keir Starmer no Palácio de Buckingham, em Londres, e formalmente o convidou para se tornar primeiro-ministro. Antes disso, Rishi Sunak havia entregue sua renúncia ao cargo. Além disso, ele anunciou que deixaria a liderança do Partido Conservador, mas não imediatamente.
“Eu escutei a fúria de vocês”, disse Sunak, ao deixar o número 10 da Downing Street. As eleições gerais antecipadas foram convocados por Sunak em maio, quando dissolveu o Parlamento britânico, uma prerrogativa legal do primeiro-ministro.
Em primeiro discurso à nação, Keir Starmer declarou: “Nosso país votou decisivamente pela mudança, pela renovação nacional e pelo retorno da política ao serviço público. O trabalho de mudança começa imediatamente. Nosso trabalho é urgente — e começamos hoje”, acrescentou.
Starmer ainda citou a necessidade de escolas e moradias acessíveis, prometendo “reconstruir” a “infraestrutura de oportunidades” do país, fazendo isso “tijolo por tijolo”. Ele também destacou os “desafios de um mundo inseguro”.
Kair Starmer é líder do Partido Trabalhista desde 2020, quando sucedeu Jeremy Corbyn. Anteriormente, foi chefe do Crown Prosecution Service (CPS), o Ministério Público do Reino Unido.