Nesta segunda-feira (5), termina o prazo para que todos os partidos e federações realizem as convenções, onde serão escolhidos os candidatos que disputarão as eleições municipais de 2024. As convenções partidárias são etapas obrigatórias nos anos eleitorais para o registro oficial dos candidatos.
Durante esses eventos, que podem ser presenciais ou híbridos, os membros das legendas manifestam apoio e oficializam os nomes dos candidatos. As maiores siglas geralmente chegam às convenções com os principais nomes já definidos. Além disso, os participantes das reuniões também discutem as possíveis coligações.
Assim, cada partido pode indicar apenas um candidato a prefeito e um a vice-prefeito em casa município. Para as eleições de vereadores, cada sigla pode lançar nomes até o número total de cadeiras disponíveis, mais uma. Os partidos fazem isso para maximizar as chances de eleição de seus candidatos.
Conforme o calendário eleitoral deste ano, os partidos têm até o dia 15 de agosto para protocolar o registros de todas as candidaturas. Até o momento, quase 45 mil candidatos já solicitaram registro para as eleições deste ano.
Dessa forma, o cenário político municipal de 2024 se desenha com quase 156 milhões de brasileiros aptos a votar nos 5.569 municípios do país.