Eleições 2024: Moraes mantém calendário no Rio Grande do Sul 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, anunciou que não há previsão de adiamento das eleições 2024 no Rio Grande do Sul. Na abertura da sessão do tribunal, o ministro Alexandre de Moraes confirmou, nessa terça-feira (21), que o calendário eleitoral será mantido nos municípios gaúchos afetados pelas enchentes. Além disso, garantindo que as eleições ocorrerão conforme programado.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Ele ressaltou que o TSE está preparado para substituir as urnas eletrônicas danificadas armazenadas na Justiça Eleitoral local.

– Não houve nenhum dano estrutural no TRE ou nos juízos eleitorais que impeça a realização normal das eleições em outubro – defendeu Moraes, tranquilizando os eleitores sobre a integridade do processo eleitoral no estado.

Embora a possibilidade de adiamento das eleições 2024 não estivesse em pauta no TSE, o tema ganhou relevância após o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sugerir que a questão fosse analisada devido à gravidade das enchentes. A fala ocorreu, nesta semana, em entrevista ao jornal O Globo.

Não há nenhuma previsão, nenhuma discussão de qualquer adiamento das eleições no Rio Grande do Sul. Nós estamos em maio e todas providências estão sendo tomadas no âmbito do governo do estado e o governo federal, ressaltou Moraes.

Os brasileiros irão às urnas em outubro para eleger prefeitos e vereadores. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro. Enquanto o segundo turno, onde necessário, ocorrerá no dia 27 de outubro.

 

Postagens relacionadas

Leite estima perda de até R$ 10 bilhões em receita do ICMS no RS

STF forma maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal

Governo adia anúncio do Plano Safra para 3 de Julho

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais