O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou nesta sexta-feira (19) de um ato político em Itaguaí, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, fora do período autorizado para campanha eleitoral. Ele chegou à cidade em carreata, acenando para apoiadores da caçamba de uma picape, acompanhado pelo ex-deputado Alexandre Valle, pré-candidato do PL à prefeitura.
A carreata percorreu algumas centenas de metros pela avenida Octavio Cabral, onde está a nova sede do partido, com música e fumaça verde e amarela. Em discurso, Bolsonaro evitou pedidos explícitos de voto, mas criticou o governo Lula e sugeriu ser um perseguido político. Ele também fez referência ao escândalo do mensalão, criticando a proposta de reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados.
Além disso, o ex-presidente expressou apoio a Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos, o chamando de “maior líder mundial que existe”. Ele afirmou que, com a possível volta de Trump à presidência, “tudo vai começar a mudar no mundo”.
Alexandre Valle agradeceu a presença de Bolsonaro e declarou que será “um soldado” do ex-presidente em 2026, em uma alusão ao PT. Valle, que já concorreu à prefeitura de Itaguaí em três ocasiões, foi secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro até o final de 2022.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que tem organizado a agenda do pai no Rio, insinuou que o ex-presidente tentará concorrer novamente ao Palácio do Planalto em 2026, apesar de estar inelegível até 2030. Flávio pediu por uma “urna eletrônica auditável” nas eleições de 2026, fazendo alusão ao voto impresso, uma bandeira bolsonarista.