Eleições 2024: a principal dor de cabeça de Lula e PT a 3 meses do pleito

Quatro pré-candidatos apoiados por Jair Bolsonaro (PL) para as eleições de 2024 lideram as intenções de voto nas prefeituras de Aracaju (SE), Belém (PA), Curitiba (PR) e Salvador (BA). Em contrapartida, três pré-candidatos apoiados por Lula (PT) estão à frente em Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ), segundo pesquisas recentes dos principais institutos do país.

Levantamento mostra cenário competitivo em várias cidades nessas eleições 2024 – Foto: Andressa Anholete /Minas/Bloomberg/Getty Images

Dessa forma, as cidades onde os candidatos apoiados por Lula são favoritos somam quase sete milhões de eleitores. Já do lado de Bolsonaro, o que estão na frente totalizam 4,9 milhões. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pelo jornal Estadão.

Em São Paulo, a pesquisa Real Time Big Data divulgada na segunda-feira (1°), revelou que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), apoiado por Lula, está empatado com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), apadrinhado de Bolsonaro. Ambos com 29% das intenções de voto.

Situação semelhante acontece em Rio Branco (AC), onde o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB), apoiado por Lula, e o atual prefeito Tião Bocalom (PL) estão empatados com 34% das intenções de voto, conforme pesquisa do Real Time Big Data divulgada em abril. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Eleições acirradas

Em outras capitais, como Fortaleza (CE), Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG), os pré-candidatos apoiados por Bolsonaro estão à frente dos apoiados por Lula. No entanto, eles não lideram as intenções de voto. Em Fortaleza, o favorito é Capitão Wagner (União Brasil); em Campo Grande, Rose Modesto (União Brasil) e em Belo Horizonte, Mauro Tramonte (Republicanos).

Já em Vitória (ES), nenhum dos pré-candidatos apoiados por Lula ou Bolsonaro lidera. A pesquisa do Paraná Pesquisas, divulgada em 22 de maio, mostrou que o atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) lidera com 47,1%. João Coser (PT) aparece em segundo com 17%, seguido por Capitão Assumção (PL) com 7,10%.

No segundo turno da eleição presidencial de 2022, Boa Vista (RR) foi a capital mais bolsonarista, com 78% dos votos para Bolsonaro. Salvador (BA) teve 71% dos votos válidos para Lula.

Postagens relacionadas

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Comércio varejista registra queda de 1% em junho

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais