Conselho de Administração se reúne para validar nome de Magda Chambriard na Petrobras

A reunião do Conselho de Administração da Petrobras para deliberar sobre a nomeação de Magda Chambriard está marcada para esta sexta-feira (24). Uma vez nomeada, ela servirá no Conselho até a primeira Assembleia Geral que ocorrer, sem a necessidade de convocação específica para a Assembleia de Acionistas.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Nessa quarta-feira (22), o Comitê de Pessoas do Conselho de Administração aprovou a indicação de Magda para a presidência da estatal, substituindo Jean Paul Prates. A engenheira foi considerada apta para assumir os cargos de conselheira de administração e presidente da Petrobras. Na ocasião, usaram como requisitos as regras de governança e legislação aplicável.

Em nota oficial, a Petrobras informou que o Comitê de Elegibilidade (Celeg) validou a indicação de Magda Chambriard. Portanto, confirmando que ela cumpre todos os critérios necessários para os cargos.

A indicação de Magda Chambriard preenche os requisitos necessários previstos nas regras de governança da companhia e legislação aplicável. Ela está apta para ser apreciada pelo Conselho de Administração, sendo, portanto, elegível para os dois cargos, explica a nota.

Magda Chambriard foi indicada para a presidência da Petrobras pelo Ministério de Minas e Energia (MME) no último dia 15. Engenheira química e civil, Chambriard iniciou sua carreira na Petrobras em 1980. Entretanto, em 2002, foi cedida à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ela se tornou diretora da ANP em 2008 e chegou à diretoria-geral da agência em 2012, durante o governo Dilma Rousseff.

Sua nomeação marca um novo capítulo na história da Petrobras, pois é a segunda mulher a ocupar o cargo de presidente, sucedendo a Graça Foster. Contudo, Magda Chambriard enfrenta desafios significativos. Entre eles o aumento dos investimentos da empresa para impulsionar o emprego, bem como estabilizar os preços dos combustíveis. Entretanto, ao mesmo tempo precisa assegurar a confiança do mercado financeiro e a sustentabilidade da companhia.

Postagens relacionadas

Eleições 2024: João Campos lidera intenções de voto em Recife com 75%

Padilha confia na aprovação da reforma tributária na próxima semana

Presidente argentino Javier Milei fará visita privada ao Brasil

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais