Comissão pode votar projeto que incentiva energia renovável no campo

Na próxima quarta-feira (12), às 14h, a Comissão de Reforma Agrária do Senado pode votar um projeto para incentivar agricultores a comprar equipamentos de energia renovável. A CI já aprovou o PL 2.647/2022, da Câmara, com relatório favorável de Alan Rick (União-AC).

Projeto prevê linhas de crédito diferenciadas para energia renovável – Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Sendo assim, o texto propõe a inclusão da aquisição de equipamentos que utilizem energia solar, eólica ou biomassa na lista de incentivos prioritários do poder público para a Política Agrícola Nacional (Lei 8.171/1991). Além disso, prevê a criação de linhas de crédito diferenciadas para facilitar o acesso dos produtores rurais a essas tecnologias.

Benefícios da energia renovável no campo

  • A geração de energia renovável na própria propriedade pode reduzir significativamente os custos com energia elétrica dos produtores rurais.
  • As fontes renováveis são limpas, o que contribui para a preservação do meio ambiente e a mitigação das mudanças climáticas.
  • A geração de energia própria torna os produtores rurais menos dependentes da rede elétrica tradicional, o que aumenta sua autonomia e segurança energética.

Além disso, a CRA também pode votar outras duas propostas na próxima quarta-feira:

  • PDL 467/2023: dispõe sobre a destinação de florestas públicas para regularização fundiária em terras da União na Amazônia Legal e em terras do Incra.
  • PL 1.548/2022: extende ao farelo e ao óleo de milho o tratamento concedido à soja para fins de PIS/Pasep e Cofins.

Por fim, a CRA votará a proposta que transforma o município de Santa Rosa de Lima (SC) na Capital Nacional da Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). O projeto, de autoria da Câmara dos Deputados, conta com relatório favorável da senadora Ivete da Silveira (MDB-SC).

Postagens relacionadas

Eleições 2024: João Campos lidera intenções de voto em Recife com 75%

Padilha confia na aprovação da reforma tributária na próxima semana

Presidente argentino Javier Milei fará visita privada ao Brasil

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais