Está prevista para esta terça-feira (06) a instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO) responsável por debater e votar as leis orçamentárias para 2021. A comissão deverá funcionar de forma remota por causa da pandemia de covid-19. A instalação estava prevista para a semana passada, mas foi cancelada. O motivo seria uma possível quebra de acordo para a eleição do presidente do colegiado.
O líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), contestou a proporcionalidade do bloco para pleitear a eleição de um aliado para a presidência da CMO. O nome escolhido pelo grupo seria o da deputada Flávia Arruda (PL-DF).
Por acordo prévio, o posto estava destinado ao deputado Elmar Nascimento (DEM-BA). A manobra de Lira é vista como mais um episódio da disputa com o grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, envolvendo a eleição para a presidência na Casa no próximo ano.
A instalação da comissão é essencial para a análise do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
*Análise Arko – Esta coluna é dedicada a notas de análise do cenário político produzidas por especialistas da Arko Advice. Tanto as avaliações como as informações exclusivas são enviadas primeiro aos assinantes. www.arkoadvice.com.br