A cientista Claudia Sheinbaum, de 61 anos, está prestes a fazer história como a primeira mulher a assumir a presidência do México. Com quase 70% das urnas apuradas às 7h (horário de Brasília), desta segunda-feira (3), a candidata governista aparece 30 ponto à frente da adversária, Xóchitl Gálvez, senadora e empresária de centro-direita.
Momentos após a divulgação dos primeiros resultados, Claudia Sheinbaum discursou para uma multidão de apoiadores na Cidade do México, destacando o simbolismo dessa vitória.
— Como já disse em outras ocasiões, não chego sozinha, todos nós chegamos. Com nossas heroínas que nos deram nossa pátria, com nossos ancestrais, nossas mães, nossas filhas e nossas netas — afirmou Sheinbaum.
Além disso, a política também sublinhou o compromisso de seu governo para um México plural, diverso e democrático.
— Sabemos que a divergência faz parte da democracia e, embora a maioria das pessoas apoie nosso projeto, nosso dever é e sempre será cuidar de todos os mexicanos, sem distinção. Portanto, mesmo que muitos mexicanos não concordem totalmente com nosso projeto, caminharemos em paz e harmonia — declarou a presidenta eleita.
Além da presidência, o partido governista de viés à esquerda do atual presidente Andrés Manuel Lópes Obrador obteve vitórias significativas nas eleições provinciais. Das oito eleições realizadas, a sigla conseguiu manter o controle de cinco províncias que já governava e conquistar duas anteriormente controladas pela oposição: Yucatán e Jalisco.
Embora a contagem final dos votos ainda leve alguns dias, há indícios de que o partido Morena possa alcançar maioria qualificada no Legislativo.
Lula parabeniza 1ª presidenta do México
O presidente Lula (PT) afirmou que ficou feliz com a vitória de Claudia Sheinbaum nas eleições presidenciais. A declaração foi dada pouco antes da recepção ao presidente da Croácia, Zoran Milanović, no Palácio do Itamaraty.
— Eu estou muito feliz com a vitória dela, porque ela representa o meu grande companheiro López Obrador, que fez um governo extraordinário e portanto eu acho que o método estará garantido democraticamente. Estou feliz por ser uma mulher também — afirmou o presidente.
Lula ainda falou que deve fazer uma ligação a Sheinbaum no fim desta tarde. Por fim, sinalizou que deve viajar ao México este ano, em busca de aumentar o fluxo comercial entre os dois países.