O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que os resultados das eleições legislativas na França são um “recado” para a direita e uma “lição” para o Brasil. Ele destacou a vitória da coalizão de esquerda Nova Frente Popular (NVP) sobre o partido de ultradireita Reunião Nacional (RN), liderado por Marine Le Pen.
As eleições francesas, realizadas nesse domingo (7), resultaram na vitória esmagadora da coalizão NVP. Assim, a coalizão conseguiu formar uma maioria no Parlamento, representando um revés significativo para Le Pen, que havia avançado nas eleições para o Parlamento Europeu. A eleição foi convocada pelo presidente Emmanuel Macron após seu perdido de centro perder espaço.
“Os setores extremistas, que possuem tentações majoritárias e dominantes em ambos os polos, procuram o tempo todo desqualificar os que pensam diferente, mesmo que possuam inúmeros pontos de convergência com pontos centrais de sua agenda”, avaliou o ex-ministro.
“No Brasil não é diferente. Os setores mais vigorosos da direita ainda imaginam que podem, sozinhos, ser referendados pela vontade popular. Mas o povo brasileiro não é de extremismos”, pontuou.
Eleições na França é recado para direita
Ainda segundo o parlamentar, as eleições na França indicam que a construção de uma maioria exige mais do que “convicção”. “Exige a capacidade de congregar em torno de um projeto nacional, de uma nação que não possui um pensamento único, mas múltiplo. Um projeto maior do que o de qualquer corrente”, reiterou.
“Para aqueles da direita brasileira que entendem que ela é o começo, o meio e o fim, fica o alerta da França: a democracia não possui um único caminho quando o extremismo se apresenta como a direção inevitável”, complementou o senador.